quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Notes on a Scandal


«As pessoas sempre me confiaram os seus segredos , mas a quem confio os meus?»
15 de Agosto de 2007, feriado, tarde passada à volta das colheres de Nutella que adocicavam a rigidez e frieza que passava no écran. De facto Diário de um Escândalo é um filme que aconselho, não só pelo fantástico desempenho de Judi Dench, como também pela acção que se desenrola à nossa frente sem pedir permissão. Não é um filme que seja soberbo pela sua espectacularidade cinematográfica, mas é um filme que tem muito para nos oferecer, principalmente objectos de reflexão.
Obsessão, desejo, frustração, pedofilia, homossexualidade feminina, tudo se mistura de forma explosiva numa escola de subúrbio, quando duas professoras se cruzam...e partilham um segredo.
O diário que Judi Dench escreve, é o único elemento estável em toda a narrativa, tudo o resto (personagens e vidas) seguem em circulo descendente até ao culminar da acção.Terminamos com uma paisagem fria, pouco iluminada e deserta, apenas pontilhada com os prédios da cidade que vemos ao fundo...e é precisamente aqui, neste deserto que existe entre nós e os outros, que tudo se desenrola, com a certeza que, seja qual for a postura que assumamos perante os outros, e seja quais forem as opiniões que deitemos cá para fora, a solidão corrói, enruga, faz-nos definhar.

4 comentários:

joão matos disse...

Nem calculas o quanto concordo com as tuas palavras.

beijinho

logo escrevo mais, agora estou de volta aos meus mapitas

Tana disse...

Mais um filme que nao conheço, mas este entao é que nao perco por nada, adorei o trailer :)

Deixas-me smp assim marie ;)

"you think ,this is a love affair?"ihihihi

BEIJOS!

Ana disse...

olá Marie...

Também não conheço este filme mas de certeza que não irei perder...deixaste-me muito curiosa...

Beijo ;)

Sempre que tiver vagar... disse...

Gostei muito do filme! Concordo com a descrição que fizeste em relação à participação da judi dench, embora não podendo desvalorizar a cate blanchette, que por motivos pessoais gosto muito. Este filme é engraçado pela transformação obscura que o enredo apresenta. A amizade fiel é afinal un sentimento consistente de segredos e obsessões...
Por isso te digo, mais vale alérgica a gatos do que ter amigos!!!;P


Beijinho bom;)