quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Adeus


Já gastámos as palavras pela rua, meu amor,
e o que nos ficou não chega
para afastar o frio de quatro paredes.
Gastámos tudo menos o silêncio.
Gastámos os olhos com o sal das lágrimas,
gastámos as mãos à força de as apertarmos
gstámos o relógio e as pedras das esquinas
em esperas inúteis.

Meto as mãos nas algibeiras
e não encontro nada.
Antigamente tinhamos tanto para dar um ao outro!
Era como se todas as coisas fossem minhas!
quanto mais te dava mais tinha para te dar.


Às vezes tu dizias: os teus olhos são como peixes verdes!
E eu acreditava!
Acreditava,
porque ao teu lado
todas as coisas eram possiveis.
Mas isso era no tempo dos segredos,
no tempo em que o teu corpo era um aquário,
no tempo em que os teus olhos
eram peixes verdes.
Hoje são apenas os teus olhos.
É pouco, mas é verdade,
Uns olhos como todos os outros.

Já gastámos as palavras.
Quando agora digo: meu amor...
já não se passa absolutamente nada.

E, no entanto, antes das palavras gastas,
tenho a certeza
de que todas as coisas estremeciam
só de murmurar o teu nome
no silêncio do meu coração.

Não temos nada que dar.
Dentro de ti
Não há nada que me peça água.
O passado é inútil como um trapo.
E já te disse: as palavras estão gastas.

Adeus.

Eugénio de Andrade



Uma de nós vai ter que dizer adeus...

7 comentários:

Tana disse...

A que diz adeus é a que tem q dizer adeus mesmo!! Nao é a que desiste!


Beijo Marie!*

joão matos disse...

Hummm :) a expressão 'Adeus' vem da época dos descobrimentos, altura em que as viagens eram muito perigosas e, quando não se sabia se voltariam a ver aquele ente querido, ou familiar, novamente. Nessa altura era comum entregar essa pessoa ' a Deus' e colocar nos seus desígnios o previlégio de decidir se se volatriam ou não a encontrar novamente.
Moral deste comentário: quando dizemos 'Adeus' nunca é definitivo, porque em nós existe sempre a esperança de nos voltamos a encontrar novamente e quem sabe se desta vez, para sempre :)só Deus sabe :)

beijinho na caracoleta :)

joão matos disse...

opss :) erro ortografico :) volatriam = a tentativa de escrever voltariam :)


tive q fazer este pequeno aparte pq mais cedo ou mais tarde de certeza que iria aparecer uma pessoa xata :) (de étnia africana) que me iria perguntar o q eu queria dizer com volatriam?, e se esta palavra tinha algum significado oculto? :)

Tana disse...

ja me vais conhecendo :P

joão matos disse...

Era um brinquedo Maria
Era uma história Maria
Era uma nuvem Maria
Era uma graça Maria
Era um bocado Maria
Era um mar de amor Maria
Era uma vez, era um dia, Maria

poema de Carlos Drummond de Andrade


para ti ih ih ih;
para não dizeres q sou diabrete medos :)

Caracoleta disse...

Continuo a ter medo das tuas gargalhadas...muito m-e-d-o!!! =P

Sempre que tiver vagar... disse...

opA............................